Solicitação de satisfação e denuncia por irregularidades Concurso público 01/2024

À Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Pirapora do Bom Jesus, Venho, por meio deste, solicitar satisfação e registrar uma denúncia formal sobre as irregularidades envolvendo o concurso público realizado pela Prefeitura, conforme o Edital 01/2024, homologado em 18 de março de 2024, que previa a contratação de 30 técnicos de enfermagem e 16 enfermeiros, além de demais cargos. Após a homologação, foi notado que a Prefeitura tem feito diversas contratações temporárias e comissionadas para os mesmos cargos, ignorando completamente os aprovados no concurso público, o que configura uma violação dos princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade administrativa. Ressalto que o motivo para a realização deste concurso foi a pressão da população e de órgãos fiscalizadores, visto que a Prefeitura estava há anos sem realizar concursos, com contratações irregulares e temporárias. Parece claro que o concurso foi uma tentativa de "despistar" a situação e arrecadar recursos com as inscrições, sem a intenção real de convocar os aprovados. Solicito uma resposta imediata sobre: O motivo de as contratações temporárias estarem sendo priorizadas em vez de nomear os concursados. A relação das contratações realizadas após a homologação do concurso e os tipos de vínculo (comissionados, temporários, etc.). Quais são as justificativas legais para essa atitude, uma vez que a necessidade de profissionais na área de saúde é clara, e não há motivos para contratar temporários sendo que existem 30 profissionais aptos no concurso e que esperam sua vaga por direito. Caso não haja uma resposta satisfatória e medidas para corrigir essa situação, não hesitarei em levar a denúncia aos órgãos competentes, como o Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Contas e outros que atuam na fiscalização de ações da administração pública. Acredito que a Prefeitura não quer ver essa situação sendo divulgada de forma negativa, o que poderia prejudicar sua imagem, além de representar uma séria irregularidade. Aguardo uma resposta urgente e satisfatória.

: 15/04/2025 14h23
: Reclamação
: Ouvidoria
: 20250415142327
: Tramitando

Respostas

1

: adm
: 06/06/2025 09h59
: Tramitando

Agradecemos por entrar em contato com a Ouvidoria da Câmara Municipal.

Gostaríamos de esclarecer que nossa ouvidoria tem como objetivo principal receber manifestações relacionadas ao funcionamento da Câmara Municipal e aos serviços legislativos, como:
Reclamações ou sugestões sobre o trabalho dos vereadores;
Reclamações sobre o funcionamento das sessões plenárias;
Solicitações de informações sobre projetos de lei, audiências públicas ou outras atividades legislativas.

No entanto, questões como problemas com iluminação pública, buracos nas ruas, coleta de lixo, atendimento de servidores municipais ou outros serviços públicos são de responsabilidade da Prefeitura. Para isso, é necessário encaminhar sua manifestação à Ouvidoria do Executivo, que é o órgão competente para resolver esses assuntos.

Segue o link da Ouvidoria do Executivo para que você possa encaminhar sua demanda:
https://piraporadobomjesus.[…]poradobomjesus&itd=6#in

Além disso, caso deseje, você também pode encaminhar sua solicitação diretamente ao e-mail do vereador de sua confiança para que ele possa interceder, apresentar requerimentos ou indicações ao Poder Executivo sobre o assunto. Se precisar, podemos ajudar a identificar o contato do vereador e orientá-lo sobre como fazer esse encaminhamento.
Atenciosamente,

Viviane Alvarenga
Ouvidoria da Câmara Municipal

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